38 milhões de brasileiros sofrem de presbiopia

Postado em: 10/11/2017 ás 11:05 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

A exposição excessiva a telas de celulares e computadores pode agravar o problema

Dores de cabeça e dificuldade em desempenhar atividade rotineiras como: ler, ver algo no celular ou computador? Esses podem ser sintomas da presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada; um mal que atinge 38 milhões de brasileiros. Geralmente o problema se desenvolve em pessoas com mais de 40 anos e uma das formas de tratamento mais indicadas é a cirurgia ocular.

O oftalmologista, Dr. Antônio Teixeira explica que a presbiopia é progressiva, ou seja, causada a medida em que as pessoas vão envelhecendo. “Ela acontece devido à perda de elasticidade da lente do olho, o cristalino, diminuindo o poder de foco dos olhos. A consequência disso é a projeção de imagens borradas na retina”, fala.

Contudo, o especialista explica que em alguns casos a presbiopia pode surgir precocemente, por meio da condição de saúde de algumas pessoas. “O aparecimento pode surgir também em consequência de alguma patologia, por exemplo, pessoas que já apresentaram ou que tem quadros de anemia, esclerose múltipla, diabetes e doenças cardiovasculares, são mais propícias a terem. O correto é ir ao oftalmologista para que ele possa fazer um diagnóstico com precisão”, explica.

Existem algumas práticas que podem agravar o problema. “Quando os olhos são expostos à tela do computador durante muitas horas é comum que a pessoa comece a experimentar os sintomas da vista cansada. Isso acontece porque os olhos se esforçam muito e não tem tempo suficiente para descansar. A mesma coisa acontece quando as pessoas tentam ler em lugares que não tem uma iluminação adequada e acabam forçando os olhos”, fala o oftalmologista que complementa a importância de piscar os olhos para a lubrificação.

A “vista cansada” não tem um tratamento definido, mas o uso de óculos de grau e lentes de contato pode ajudar no tratamento de pacientes. “Somente o médico vai indicar um tratamento correto, por isso é importante que as pessoas ao sentirem algum dos sintomas procure imediatamente o oftalmologista, pois dependendo do grau de presbiopia do paciente pode ser indicado o uso dos óculos para perto ou cirurgia, para redução dos danos causados à visão ”, finaliza Dr. Antônio Teixeira.

Comments are closed.