Catarata e Glaucoma são as principais causas de cegueira no mundo

Postado em: 25/05/2016 ás 4:31 PM / Categorias: Notícias / Um comentário /

A data de 26 de Maio marca o Dia Mundial de Combate ao Glaucoma e Catarata, doenças que afetam grande parte da população mundial e preocupa pelas consequências irreversíveis, que podem acontecer se não tiver o devido tratamento. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, enquanto o glaucoma é a segunda maior causa.

Catarata

Dificuldades para realizar atividades como ler e dirigir devido a visão embaçada podem ser sintomas da catarata, doença que afeta 20 milhões de pessoas em todo o mundo. A catarata é uma opacidade no cristalino, lente natural do olho, que se desenvolve lentamente.

Cirurgia de Catarata a Laser

A tecnologia do laser na cirurgia de catarata para você enxergar melhor.

Cataratas congênitas, secundária, traumática e de radiação são alguns dos tipos da doença. Há ainda as relacionadas ao envelhecimento, como explica o oftalmologista do Hospital de Olhos Francisco Vilar, Dr. Tony Cantanhede. “Há três tipos de catarata senil que variam de acordo com a localização. A nuclear se forma no centro da lente e pode deixar essa parte com uma cor mais amarelada ou castanha. A cortical já é mais nas extremidades do núcleo do olho, enquanto a subcapsular se forma mais rapidamente e atinge a parte de trás do olho”, disse.

Glaucoma

Estima-se que só no Brasil existem mais de 900 mil casos de glaucoma, doença que se caracteriza pelo aumento da pressão dentro do olho levando a danos do nervo óptico, parte responsável por carregar as informações visuais do olho até o cérebro.

Existem alguns tipos do glaucoma: o de ângulo fechado, quando há um aumento da pressão de forma rápida e dolorosa; ângulo aberto, que é mais comum e tende a ser hereditário; congênitos, quando já se nasce com o problema, além do secundário, que pode acontecer pelo uso de alguns medicamentos, dentre outros.

“Os sintomas do glaucoma variam de acordo com o tipo. Em casos de ângulo aberto muitas pessoas não apresentam sintomas até o início da perda da visão, os de ângulo fechado já são mais visíveis e costuma causar dores, visão diminuída ou embaçada, olhos vermelhos, entre outros. Já em casos congênitos, as crianças manifestam a doença nos primeiros meses de vida, apresentando olho vermelho, sensibilidade a luz, lacrimejamento e aumento do diâmetro ocular”, disse o especialista Dr. Antônio Teixeira Júnior.

A prevenção e diagnóstico precoce do glaucoma e catarata são importantes para evitar a perda da visão, logo é fundamental a consulta periódica com o médico que poderá detectar os primeiros sinais das doenças. Com a tecnologia e avanços na medicina, os tratamentos se tornaram mais eficazes evitando os casos de cegueira, no entanto, exames regulares e hábitos saudáveis são as melhores soluções.

Uma resposta em “Catarata e Glaucoma são as principais causas de cegueira no mundo

  1. LUIZ DE SENA ROSA TONINI disse:

    Parabenizo a todos profissionais e ao próprio hospital do olho Francisco Vilar pelo belo e capacitado tratamento que passou minha irmã Maria de Sena no seu tratamento de GLACOMO agora recentemente Parabéns a todos .