Centro de Estudos Oftalmológicos do HOFV aborda avanços em tratamentos de Catarata

Postado em: 18/07/2016 ás 11:14 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

A catarata representa uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino dos olhos, o que compromete a visão. No Brasil, mais de 2 milhões de casos por ano são diagnosticados. Diante da relevância do assunto, o Hospital Francisco Vilar dentro da programação do Centro de Estudos Oftalmológicos, realizou na última quinta-feira (14), uma palestra/aula com o oftalmologista do Distrito Federal, Dr. Thiago de Faria Pacini, considerado um dos maiores especialistas em catarata do país.

HOFV Aula Thiago Pacini 008  HOFV Aula Thiago Pacini 007  HOFV Aula Thiago Pacini 001

A palestra promovida no auditório do Hospital, contou com a participação de colaboradores, médicos e convidados. E para dar início ao evento, o diretor Francisco Vilar, que também é especialista em catarata, concedeu a palavra ao médico Thiago Pacini. Pela primeira vez em Teresina e honrado com o convite, Pacini abordou as novas tecnologias e tratamentos para catarata, inclusive as implementadas e conhecidas pelo corpo clínico do Hospital.

“Troquei algumas experiências e conhecimentos com os médicos presentes, mas estou impressionado com o tamanho e dos investimentos empregados no Hospital. Isso realmente é sinal de progresso e para mim é um prazer saber que há grandes empreendedores no Estado fazendo a diferença”, elogiou o médico.

HOFV Aula Thiago Pacini 004 HOFV Aula Thiago Pacini 003 HOFV Aula Thiago Pacini 002

O especialista ainda mencionou as lentes especiais lançadas no mercado, além de outros métodos. “A catarata é curada somente com cirurgia. E graças as tecnologias mais modernas e menos invasivas, preferimos fazer a cirurgia em pacientes que não tenham a lesão em estágio tão avançado. Pois antigamente tinha essa história de operar a catarata somente em estágio avançado. Mas hoje se o paciente já tiver os sintomas é feita a cirurgia, por causa da previsibilidade do resultado ser melhor. E com as lentes mais modernas, existe a possibilidade de eliminar a dependência de óculos. Proporcionando assim melhor qualidade de vida aos pacientes”, finaliza.

Dr. Thiago de Faria Pacini é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da American Society os Cataract and Refractive Surgery (ASCRS), da European Society of Cataract and Refractive Surgery (ESCRS), da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa e da American Academy of Ophthalmology (AAO), com estágio em Facectomia no Khairabad Eye Hospital na Índia.

Comments are closed.