Conjuntivite e terçol podem causar prejuízos permanente à visão

Postado em: 18/03/2017 ás 12:59 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Várias doenças podem prejudicar a visão já que os olhos são um dos órgãos mais sensíveis do corpo. Com as mudanças constantes de temperatura, alguns problemas oculares se tornam mais frequentes, entre elas, a conjuntivite e o terçol, que se caracterizam como inflamações na região dos olhos e que podem acometer pessoas em todas as faixas etárias.

A conjuntivite e o terçol quando tratadas de forma incorreta, podem levar a problemas graves na visão. “Há casos em que uma conjuntivite pode evoluir de forma ruim e ocasionar algo mais grave, como por exemplo, uma úlcera de córnea, que pode trazer prejuízos permanentes à visão, como a cegueira. E o terçol da mesma forma, se a infecção se propagar para tecidos por trás do olho, pode desenvolver uma celulite orbitária, que é uma inflamação global dos tecidos moles de órbita do olho”, explicou o médico oftalmologista José Herculano.

O médico ressalta ainda a necessidade de buscar um especialista para que o mesmo diagnostique a origem da doença e faça a prescrição do tratamento correto, que pode ser realizado por meio de antibióticos, analgésicos ou a simples higienização.

“Quanto à conjuntivite, o tratamento depende da natureza que causou. Se é, por exemplo, uma conjuntivite bacteriana, pode-se tratar com antibióticos que combatam especificamente aquela bactéria. Se é uma conjuntivite alérgica, o indicado é se afastar do fator alérgico. Depende muito do fator causador daquela conjuntivite. Há tratamento com antibióticos, colírio, higiene da região com soro fisiológico, varia muito. Não existe um tratamento único”, afirmou.

O contato com pessoas que estejam com a doença nem sempre é o meio de transmissão da infecção, como explica o especialista. “No caso do terçol, não necessariamente é preciso entrar em contato com uma pessoa infectada. Às vezes, a infecção é causada por uma bactéria que faz parte da pele humana. Se, por exemplo, você coçar o olho intensamente e causar um arranhão, aquilo pode ser uma porta de entrada para que uma bactéria, que está naturalmente na sua pele, penetre a pálpebra e desenvolva a infecção”, finalizou José Herculano.

Doenças graves podem estar camufladas sob a aparência de uma conjuntivite banal associada a gripes e resfriados. Por isso, mesmo que se trate de conjuntivite ou terçol, o ideal é procurar um oftalmologista para diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Comments are closed.