No Dia da Saúde Ocular, oftalmologistas alertam sobre a importância da prevenção

Postado em: 10/07/2014 ás 4:12 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

O dia 10 de julho chama atenção para um tema muito importante do nosso dia a dia: Dia da Saúde Ocular. A visão é um dos sentidos mais importantes e requer muitos cuidados. Os oftalmologistas do Piauí, atentos a esses avanços já dispõem de serviços especializados e equipamentos de ponta. Antes, na maioria dos casos alguns pacientes eram orientados por seus médicos a buscar tratamentos em outros Estados, mas em decorrência dos avanços na área isso mudou.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e, cada minuto, uma criança. Uma pesquisa realizada pelo Ibope, no Brasil, revela ainda que um terço da população acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista. Isso demonstra a falta de cuidado que a maioria das pessoas tem com a visão. Hoje, várias patologias como a catarata, glaucoma e degeneração macular são responsáveis pela cegueira de muitos brasileiros, mesmo sendo doenças passíveis de tratamentos e controle, quando diagnosticadas precocemente.

Criança Feliz02Por isso, os cuidados com a visão são importantes em todas as fases da vida, sendo a prevenção uma grande aliada no tratamento. “Patologias como o glaucoma e retinopatia diabética podem ser facilmente controladas se houver o diagnóstico precoce pelo médico oftalmologista, mas são justamente essas as doenças as mais negligenciadas pela população, uma vez que a evolução desses males ocorre de forma silenciosa e assintomática nos casos iniciais, que são os de melhor prognóstico”, afirma a oftalmologista do Hospital Francisco Vilar (HOFV), Patrícia Martins, especialista em plástica ocular.

Dessa forma, diagnóstico precoce e o tratamento adequado e rápido das doenças evitam complicações, que podem acarretar na perda da visão. E a tecnologia tem sido um importado aliado nesse processo. O mais recente tratamento disponibilizado no Piauí é a Fisioterapia Ocular, que é um ramo auxiliar da oftalmologia que trata da reabilitação visual de pacientes que apresentam alterações no movimento dos olhos. A nova técnica, realizada no HOFV, trata de deficiências da visão sensorial e da motricidade dos olhos, através do treino da musculatura ocular com estímulos visuais, por meio de exercícios dinâmicos proprioceptivos, com finalidade de corrigir distúrbios da visão e recuperar a funcionalidade visual.

O fisioterapeuta ocular do HOFV, Hélio Siqueira, destaca os benefícios que o paciente tem após realizar o tratamento. “A técnica baseia-se em exercícios monitorados que visam o fortalecimento e o equilíbrio da musculatura do olho, bem como uma melhor realização das atividades profissionais e de vida diária realizadas pelos pacientes”, explica.

Comments are closed.