Especialista alerta sobre cuidados com a visão das crianças para evitar acidentes

Postado em: 23/01/2015 ás 9:09 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Nesta quarta-feira, dia 21, o oftalmopediatra David Kirsch, participou ao vivo do Piauí TV 1ª edição na TV Clube, esclarecendo dúvidas sobre os riscos e cuidados com a visão das crianças dentro de casa, uma vez que os pequenos merecem cuidados redobrados, pois estão mais suscetíveis aos acidentes.

Dr. David Kirsch

O Oftalmopediatra David Kirsch integra a equipe de especialistas do Hospital Francisco Vilar.

Segundo o oftalmopediatra, 80% dos acidentes oculares que acontecem em crianças é dentro de casa e as principais causas são desde queimaduras a perfurações. Em relação às queimaduras, as causas podem ser químicas, por produtos de limpeza; e a térmica oriunda do fogo. “O ideal é que os pais deixem os produtos de limpeza trancados em algum armário, ou pelo menos em lugares altos, que a criança não consiga alcançar. Deve-se tomar cuidado com o fogo, por isso é preciso deixar a panela sempre virada com o cabo para dentro do fogão, porque, dessa maneira, a criança não alcança, caso contrário ela tenta puxar e a panela acaba caindo em cima dela”, explicou David Kirsch.

Os produtos de limpeza representam perigo para a visão da criança. “Às vezes a evaporação de um produto pode queimar o olho, quando a criança inala a substância. Mas normalmente os produtos utilizados em casa não causam queimadura só pela inalação, em todo caso, é preciso tomar cuidado porque a criança ainda não sabe manusear tais produtos e por isso, acaba machucando o olho. A atenção deve ser redobrada em relação aos produtos que apresentam em sua constituição o ácido e o álcalis (mais conhecida: soda cáustica) pois ambos, queimam a córnea”, alertou.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a cada minuto, uma criança fica cega no mundo por falta de tratamento adequado contra doenças sistêmicas (sarampo, rubéola e meningite), ferimentos na cabeça ou problemas visuais não detectados no nascimento e nos primeiros anos da vida escolar. Em casos de acidente a criança apresenta uma recuperação mais difícil em relação aos adultos. “A inflamação em crianças geralmente é mais exacerbada, então os quadros são os piores. Por isso, todo cuidado é importante”, avisou o oftalmopediatra.

Comments are closed.