Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível

Postado em: 27/05/2015 ás 8:38 AM / Categorias: Notícias / Um comentário /

Na última terça-feira (26) foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, doença responsável pelos casos de cegueira irreversíveis no mundo que atinge 900 mil pessoas, sendo que cerca de 720 mil não apresentam sintomas aparentes. Inadaptação a ambientes escuros, visão embaçada, perda de visão lateral, dor de cabeça e aparecimento de arco-íris ao redor das luzes podem ser alguns dos indícios da doença.

Francisco Vilar

A prevenção precoce é a melhor alternativa, pois com o aumento da idade há a maior possibilidade de se tornar um portador do glaucoma. A doença causa o aumento da pressão do olho o que pode comprimir os vasos sanguíneos e comprometer as estruturas visuais do fundo olho.

Existem cinco tipos do glaucoma o de pressão normal, secundário, congênito, o de ângulo fechado e o de ângulo aberto. Segundo o especialista Francisco Vilar, o glaucoma que mais causa problemas é o de ângulo aberto, pois as pessoas não costumam sentir sintomas.

No entanto, o especialista alerta que com um tratamento adequado não há possibilidade de perda de visão, por isso a importância do paciente ser disciplinado quanto ao uso dos colírios. “As pessoas não mantem a rotina do colírio, mas ao ser diagnosticado o glaucoma o paciente tem dois caminhos o tratamento clínico em 90% dos casos e cirurgias que não são frequentes, portanto não pode haver a suspensão do uso dos colírios”, ressaltou.

A grande maioria dos casos de glaucoma é bilateral e tem uma maior incidência após os 40 anos de idade. A atenção deve ser intensificada também em pacientes hipertensos e diabéticos, alto míopes, pessoas negras ou ainda que possuam casos na família.

Assista a entrevista com o oftalmologista Francisco Vilar, exibida no programa Notícias da Manhã da Tv Cidade Verde, afiliada SBT no Piauí.

Uma resposta em “Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível

  1. Maria do Socorro Barros da Silva Vieira disse:

    Tenho glaucoma, faço tratamento na Francisco Vilar,fiz uma cirurgia pra baixar a pressão do olho, mais ainda nao esta normal,quero saber tempo vai baixar a pressão. …