Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível

Postado em: 29/05/2014 ás 8:46 AM / Categorias: Notícias / Um comentário /

Jornal O Dia
Marcelo Costa

Considerada a principal de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma, assim como várias outras doenças, tem como principal forma de combate a prevenção. Lembrando o 26 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, a reportagem de O DIA conversou com o médico oftalmologista José Herculano do Hospital de Olhos Francisco Vilar .

Dr. Herculano 1De acordo com o especialista, quando à origem existem diversos tipos de glaucoma, mas todos eles provocam lesões no nervo ótico que deixam sequelas permanentes. Entre as causas estão: traumas, como um soco ou mesmo durante uma cirurgia, o uso prolongado de medicamentos (corticoides), entre outros. “Na verdade, a maioria não tem uma causa específica, simplesmente. É mais frequente após os 40 anos. O fator hereditário é também bem forte”, lembra o médico.

Outro fator complicador do glaucoma é a ausência de sintoma na maior parte dos casos. O paciente só começa a sentir dor quando o estágio da doença já está avançado, e a visão começa a ficar embasada. “Vale ressaltar sempre que é muito importante visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano. O tratamento que se faz contra o glaucoma é para estabiliza-lo, ou seja, o que foi danificado não tem mais como reverter”, destacou.

Em alguns poucos casos certos sintomas podem surgir, como o olho avermelhado, a dor ocular, dor de cabeça e embasamento da visão. “Mas mesmo esses sintomas podem estar ligados a outras doenças. Não tem como afirmar se tratar de um glaucoma, apenas suspeitar. A certeza mesmo só com o exame que mostra com está a pressão do olho”, disse.

Tratamento

Tratar o glaucoma é normalmente é bem simples: o uso de colírios que controlem a pressão intraocular. Somente em alguns casos mais difíceis, quando o medicamento não consegue baixar a pressão do olho, é que indicada a cirurgia.

Como o glaucoma é o mal crônico, o paciente vai precisar usar sempre o colírio, todos os dias. Esses pacientes devem fazer novas consultas pelo menos a cada seis meses, ou até em períodos mais curtos, dependendo do caso.

Uma resposta em “Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível

  1. Maria do Socorro Barros da Silva Vieira disse:

    Fiz uma cirurgia de glaucoma pra baixar do olho, já tá com 23 dias qual o tempo normal pra pressão baixar