HOFV é o único hospital do Piauí com Acreditação nível pleno

Postado em: 11/02/2016 ás 10:00 AM / Categorias: Notícias / Um comentário /

A busca constante por qualificar os serviços oferecidos, conferiu ao Hospital de Olhos Francisco Vilar o selo de Acreditação nível pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com a certificação, o HOFV se tornou o primeiro hospital do Piauí a receber a Acreditação plena e o único hospital de oftalmologia do Estado acreditado pela ONA. Esse selo garante um sistema de gestão de qualidade eficiente e aumenta a segurança da assistência ao paciente.

A entidade é responsável por certificar a qualidade dos serviços de saúde no Brasil com foco na segurança do paciente. Para qualificar o HOFV foi realizado pela Instituição Acreditadora Credenciada – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde – avaliações no hospital, como explica a gestora de qualidade do HOFV, Tássia Dinis. “A avaliação iniciou em setembro de 2015, no entanto, o hospital iniciou o processo há dois anos com a implantação da Qualidade e do Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital”, explicou.

A gestora destaca ainda o esforço coletivo para que o Hospital Francisco Vilar conquistasse mais essa vitória. “Todos os colaboradores e lideranças se doaram e trabalharam na busca constante pela melhoria contínua dos processos e serviços visando, principalmente, a segurança do paciente. A participação e empenho de todos foram fundamentais para essa conquista”, disse.

HOFV ACREDITADO

Após criteriosa avaliação o Hospital recebeu a certificação da ONA.

Processo avaliativo

A partir de critérios definidos pela ONA, o IBES avaliou o Hospital de Olhos Francisco Vilar. Foram considerados a estrutura da empresa, gestão, processos e cuidados com o paciente. Ao fim do processo foi conferido ao HOFV o selo de Acreditação nível pleno.

Segundo a diretora administrativa do hospital, Raquel Vilar ter conquistado a Acreditação nível pleno foi consequência de um trabalho intenso e detalhado da equipe HOFV. “Nós nos preparamos para os dois níveis: acreditado e acreditado pleno, no entanto, diante dos grandes desafios do nível pleno preferimos não criar expectativas. Na segunda visita da IBES tivemos a oportunidade de trabalhar as mudanças para conquistar o segundo nível”, disse.

E acrescenta: “Nosso desafio é manter a nossa qualidade. Atualmente temos controle dos indicadores e buscamos a melhoria constante desses indicadores”.

A certificação pode ocorrer em três níveis. O nível Acreditado é direcionado para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

O Acreditado pleno é voltado para empresas que atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Já o Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2, além de uma estrutura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Adequações as exigências da ONA

O HOFV adotou uma série de medidas determinadas pela ONA, para que fosse possível conquistar a Acreditação. Dentre as ações pode se destacar mudanças estruturais, que ocasionaram em adequações no piso do hospital e reorganização do espaço para tornar o hospital mais amplo e seguro.

Já os profissionais que compõem a equipe HOFV receberam treinamentos. “ Os colaboradores foram treinados para oferecer um atendimento ainda mais qualificando e foi intensificado os cuidados e auxílio aos pacientes”, destacou a gestora Tássia Dinis.

Outras medidas foram a instauração da Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente no Hospital, que é uma norma instituída pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Uma resposta em “HOFV é o único hospital do Piauí com Acreditação nível pleno

  1. marli de fátima da silva disse:

    Tenho um filho com diabetes tipo 1 desde os 9 anos de idade, e agora ele está apresentando se´rios problemas de visão.levamos pra florianopólis, para fazer sessões de lazer, fez 3….mas agora já perdeu a visão do olho esquerdo….não sabemos mais o q fazer, não temos condições d=financeira pra fazer cirurgia no outro olho e o q devemos fazer,r alguma orientação?o governo não ajudou nada e ele não tem plano de saúde, pois tinha mais, eles negaram fazer….então as despesas pra ir pra floripa já foi difícil, agora não sabemos mais o fazer.obrigada pela atenção