HOFV investe em reabilitação visual com fisioterapia ocular

Postado em: 09/06/2014 ás 1:24 PM / Categorias: Notícias / 2 comentários /

O fisioterapeuta Hélio Siqueira passa a integrar a equipe de especialistas do HOFV.

Buscando inovar no atendimento e no serviço ofertado aos seus pacientes, o Hospital de Olhos Francisco Vilar acaba de acrescentar às suas especialidades a Fisioterapia Ocular, um ramo auxiliar da oftalmologia que trata da reabilitação visual de pacientes que apresentam alterações nos movimentos dos olhos.

A terapia da motora do olho, Ortóptica, trata as deficiências da visão sensorial e da motricidade dos olhos através do treino da musculatura ocular com estimulação visual e exercícios dinâmicos proprioceptivos, que visam corrigir distúrbios da visão e recuperar a funcionalidade visual.

“Baseia-se em exercícios monitorados que visam o fortalecimento e o equilíbrio da musculatura olho, reeducação da postura e prevenindo complicações ortopédicas, promovendo, uma melhor realização das atividades profissionais e de vida diária para o paciente”, destaca o Fisioterapeuta Ocular do HOFV, Hélio Siqueira.

Ainda de acordo com o especialista, os exercícios são indicados principalmente nos casos de alterações e desvios nos movimentos oculares, bem como nos casos de desconforto aos esforços visuais. “O tratamento se dá pela detecção de insuficiência visual de convergência e divergência dos olhos pelo exame de motilidade ocular que detecta e mensura as insuficiências musculares dos olhos, as quais podem causar visão dupla, dificuldade ou sonolência durante a leitura, perda de concentração e diminuição da aprendizagem nos estudos, cansaço visual e dor de cabeça”.

A fisioterapia é indicada para cirurgias de Blefaroplastia, correção refrativa, estrabismo congênito, em casos de estrabismo, ambliopia, paralisia facial e visão sub-normal. Quanto mais precoce for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhor será o resultado e mais rápida será a recuperação. Em algumas situações a ortóptica evita a necessidade cirúrgica, como nos casos de estrabismos intermitentes.

2 responses on “HOFV investe em reabilitação visual com fisioterapia ocular

  1. ilse aragao disse:

    bom dia

    sou fisioterapeuta e tenho grande interesse na area, como posso adquirir ??? nao moro ai em teresina …mas estou com grande procura de pacientes..se puder me ajudar/

    aguardo ilse

  2. Gisele Takasu disse:

    Sou Fisioterapeuta e Rpgista e m interesso pela área de reabilitação motora ocular pode p favor m enviar as informações do curso?
    Obrigada