HOFV promove ação para lembrar Dia Mundial de Higienização das Mãos

Postado em: 09/05/2014 ás 8:08 AM / Categorias: Notícias / Um comentário /

Para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, lembrado no dia 5 de maio, o Hospital de Olhos Francisco Vilar realizou ação informativa com a proposta de mobilizar pacientes e colaboradores com atividades que mostraram que lavar as mãos de forma correta pode salvar vidas por evitar a transmissão de doenças.

Durante a iniciativa, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do hospital distribuiu aos pacientes e colaboradores panfletos educativos e exibiu vídeos que mostraram a higienização correta das mãos em algumas TV’s internas do Hospital.

1   2   3Este ano, o Dia Mundial de Higienização das Mãos trouxe o tema “Salve Vidas: Higienize as Mãos”. A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para que todos os serviços e profissionais de saúde possam desenvolver ações que reforcem a higiene das mãos como medida essencial para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). A higienização das mãos é considerado o procedimento mais importante e barato para evitar a transmissão de infecções nos serviços de saúde.

De acordo com a diretora administrativa do HOFV, Raquel Vilar, a data é um convite para que as equipes dos serviços de saúde reflitam e elaborem ações para o avanço da promoção da higienização das mãos. “As mãos são o principal veículo de transmissão de microrganismos de um indivíduo para outro.  O simples ato de lavar as mãos de forma correta constitui a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de micróbios presentes na pele das mãos. A comemoração deste dia a nível mundial visa assim transformar a lavagem das mãos num hábito frequente e numa cultura de que ‘Mãos limpas salvam vidas’, envolvendo profissionais de saúde e população em geral”, definiu a diretora.

Uma resposta em “HOFV promove ação para lembrar Dia Mundial de Higienização das Mãos

  1. Marilisa Cicerelli disse:

    Achei interessante e a idéia criativa de distribuição dos panfletos. Vou tentar fazer salgo semelhante no hospital que trabalho