HOFV promove capacitação sobre higiene das mãos

Postado em: 31/01/2017 ás 12:57 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

As mãos são as principais vias de transmissão de microrganismos, como viroses, resfriados e conjuntivite. O hábito de higienizar as mãos previne e reduz infecções.  Para combater infecções hospitalares e promover a segurança dos profissionais de saúde e pacientes o Hospital Francisco Vilar possui uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que atua desde 2014 e tem excelentes resultados de prevenção.

Dentre as ações da comissão está o Protocolo de Higiene das Mãos, principal ação na prevenção de infecções, além de atividades educativas sobre a importância da higienização das mãos e a colaboração em processos assistenciais.

HOFV Higienização das Mãos

Nesta segunda-feira (30), a CCIH realizou mais uma capacitação sobre o tema. O treinamento voltado para líderes, gerentes e coordenadores fez uma simulação realística de quais momentos se devem higienizar as mãos.

“Com a implantação do Protocolo de Higienização das Mãos treinamos todos os setores e colaboradores. Essa capacitação é voltada para que os líderes apliquem um formulário de observação em seu setor e assim saberemos se os colaboradores estão realmente cumprindo o que foi estabelecido no protocolo do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)”, explica Mariella Ribeiro, enfermeira da CCIH e do NSP.

HOFV Higienização das Mãos 2

A capacitação foi conduzida pela Dra. Rosânia Araújo, infectologista da CCIH, que mostrou os cinco momentos corretos para higienização. “Dentro de um grupo de atividades para promover a segurança e a qualidade assistencial e o controle de infecção, sem dúvida o principal elemento é a higienização das mãos. Dentro da nossa área isso é fundamental, se não houver a higiene das mãos de forma correta o risco de contaminação e infecção é enorme”, comenta a infectologista.

E acrescenta: “No total são cinco momentos principais. Duas indicações antes do contato com o paciente e antes do procedimento asséptico. E mais três indicações depois, uma depois de contato com fluidos, outra depois do contato com o pacientes e uma última após o contato com áreas próximas ao paciente”, finaliza.

Outras ações

Além do protocolo, o HOFV faz uma campanha anual de higiene das mãos no mês de maio. Dia 05 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos, e o hospital realiza ações de conscientização durante todo o mês com distribuição de álcool em gel, folder, banner e palestras educativas em cada setor.

A próxima ação do CCIH será a realização de nova simulação realística no Centro Cirúrgico com a participação do todos os profissionais do setor.

Comments are closed.