HOFV realiza 9ª Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Postado em: 30/04/2018 ás 10:11 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Incentivar práticas saudáveis e minimizar os riscos de acidentes no ambiente de trabalho são ações frequentes de empresas que prezam pela qualidade de vida de seus funcionários.

A 9° Semana de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do Hospital de Olhos Francisco Vilar (HOFV) reuniu colaboradores, que tiveram a oportunidade de saber mais sobre a importância da prevenção de acidentes, além de receberem atendimentos de saúde.

De acordo com o vice-presidente da CIPA Eudes Junio, o evento busca minimizar os casos de acidentes de trabalho. “Os acidentes que podem acontecer no percurso para o trabalho ou até mesmo dentro de casa, impossibilita o colaborador de exercer suas funções. Esta semana foi planejada para esclarecer como conseguimos prevenir estes acidentes”, explica o técnico em Segurança do Trabalho.

Durante a palestra sobre Saúde Ocular, a oftalmologista Paula Leal destacou as formas de profilaxia e focou especialmente na prevenção de doenças oculares.

A colaboradora Luciane Marques afirma que a palestra foi bastante esclarecedora. “O tema é de interesse de todos e as informações que aprendemos sobre prevenção poderemos repassar para nossos familiares e pacientes que atendemos”, elogia a coordenadora do Almoxarifado.

Durante a 9ª SIPAT, os trabalhadores do Hospital também receberam atendimentos importantes oferecidos pelos alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Nutrição da Faculdade Maurício de Nassau. Verificação da pressão arterial e frequência cardíaca, glicemia capilar, índice de massa corpórea, tipagem sanguínea e orientações nutricionais foram alguns dos serviços prestados pelos estudantes.

A professora e coordenadora do curso de Farmácia, Maria Queiroga, destaca que o objetivo da ação era realizar um levantamento do perfil dos funcionários do HOFV com o intuito de verificar como está a saúde dos funcionários. “Trouxemos os alunos para praticarem e darem orientações gerais sobre saúde. Esta atividade acaba proporcionando uma troca. Os alunos praticam o que aprenderam em sala de aula e o Hospital tem o controle do perfil dos funcionários”, pontua.

Na palestra sobre dependência digital e segurança no trabalho, a psicóloga Darlene Carneiro e o técnico em segurança do trabalho, Eudes Junio, destacaram os prejuízos que o uso abusivo de tecnologias vem causando para as pessoas, bem como os perigos que ela pode trazer no ambiente de trabalho em relação à segurança. Incidentes como queda de escadas, atropelamentos e acidentes de percurso podem ser provocados pelo uso excessivo de celular. “O nosso corpo já vem sofrendo fisicamente e emocionalmente com esta dependência”, relata a psicóloga Darlene Carneiro.

Para encerrar a semana de atividades, os funcionários tiveram aulas com os alunos do curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau, que deram dicas sobre importantes sobre postura, alongamento e ginástica laboral, além de uma palestra sobre biossegurança. Durante os dias de atividades, os colaboradores também participaram de sorteios de brindes.

 

 

Comments are closed.