HOFV realiza ações de capacitação e saúde dos colaboradores

Postado em: 02/06/2015 ás 5:11 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Os colaboradores do Hospital de Olhos Francisco Vilar participaram no último sábado (23), do Curso de Urgência e Emergência voltado para o Centro Cirúrgico do hospital. Cerca de 20 profissionais entre enfermeiros, instrumentadores cirúrgicos, técnicos e auxiliares de enfermagem assistiram ao curso ministrado pelo enfermeiro do Corpo de Bombeiros do Piauí, Aírton Sansão.

O curso aconteceu em duas etapas e aliou prática e teoria através de temas sugeridos pelos próprios colaboradores do hospital. “O curso serviu para aprendermos a agir em determinadas situações de urgência que requer mais cuidado. Lidamos com um público diferenciado e atendemos a muito idosos, que estão mais suscetíveis a acidentes como queda, por exemplo, portanto a importância de estarmos preparados para todas as possibilidades”, destacou a gerente de Enfermagem, Layla Marcelly.

Treinamento CC 003 VACINA HOFV 007 VACINA HOFV 006

Outra iniciativa realizada pelo HOFV na última semana foi a realização da campanha de vacinação interna, contra os subtipos do vírus da gripe: HIN1, H1N2 e Influenza B.

Ao todo foram vacinados 180 funcionários do hospital. Segundo o técnico de Segurança do Trabalho Eudes Junio, o resultado foi muito satisfatório. “Teve uma adesão de 95% dos colaboradores. A Fundação Municipal de Saúde disponibilizou vacinas para toda a nossa equipe  e o resultado foi muito bom”, disse.

Higiene Mãos HOFV 005 Higiene Mãos HOFV 001 Higiene Mãos HOFV 003

A campanha de vacinação da gripe faz parte de uma série de ações preventivas que o hospital realiza. Em 2014 os colaboradores puderam receber vacinas contra hepatite, tétano, febre amarela, varíola, caxumba e rubéola e a intenção é que as campanhas sejam constantes no hospital.

Já a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) promoveu uma campanha de conscientização sobre a importância da higienização das mãos. Foram distribuídos kits para colaboradores e médicos do hospital, com álcool em gel e sacos para o uso de adornos, além de instruções do mascote da campanha. A infectologista do HOFV, Rosânea Araújo, falou sobre a importância da higienização das mãos através de palestras direcionadas para cada setor.

Higiene Mãos HOFV 004

Para a enfermeira que participa da CCIH, Mariella Ribeiro, a semana conseguiu alcançar os objetivos propostos e mobilizou os colaboradores sobre o tema. “ Os colaboradores aprenderam os cinco passos de higienização das mãos e frisamos a importância da ação para os profissionais da área da saúde”, destacou a enfermeira.

Comments are closed.