HOFV realiza nova técnica cirúrgica no tratamento do glaucoma

Postado em: 25/05/2018 ás 1:24 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo.  A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o ano de 2020 é que existam 80 milhões de pessoas afetadas pela doença.

Nos últimos anos, novas técnicas cirúrgicas menos invasivas vêm sendo desenvolvidas como alternativa as cirurgias convencionais. Os avanços no desenvolvimento da Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma (MIGS) trouxeram uma abordagem capaz de proporcionar mínimo dano estrutural e fisiológico, baixo risco e rápida recuperação pós-operatória.

O inovador  iStent® é um minúsculo implante que tem ajudado, com eficácia, na redução da pressão intraocular, principal fator de risco da doença; indicado para quem tem glaucoma leve a moderado de ângulo aberto. Mais de 300.000 olhos em todo o mundo já receberam o implante e a cada dia novos pacientes são beneficiados com o procedimento que já está disponível no Brasil e no Piauí essa técnica pode ser realizada no Hospital Francisco Vilar.

Um dos principais benefícios dessa tecnologia é a redução da dependência de medicamentos, já que atualmente o tratamento do glaucoma é realizado, entre outras opções, com o uso de colírios que têm como objetivo principal estabilizar a doença e evitar a progressão dos danos causados pela pressão intraocular.

Além de atuar na redução da dependência de medicamentos, a nova técnica cirúrgica permite também restaurar a capacidade natural do olho de drenagem do fluido que causa o aumento da pressão interna do olho e mantém a pressão ocular em um nível normal.

O dispositivo pode ser implantado em um procedimento isolado ou associado a cirurgia de catarata, já que, conforme estimativas, 1 a cada 4 pacientes que são operados de catarata tem a pressão intraocular elevada e poderão desenvolver o glaucoma. Portanto, se o paciente for portador de glaucoma e catarata, em uma única cirurgia poderá tratar as duas patologias.

Dr. Tony Cantanhede explica como o iStent® pode ajudar a reduzir a pressão intraocular e sua dependência de medicamentos para o glaucoma.

Segundo Dr. Tony Cantanhede, o iStent® proporciona ao paciente melhor qualidade de vida. “As opções para o tratamento do glaucoma, desde a prescrição médica de colírios até o inovador implante do iStent®, não trazem a cura, já que a doença é progressiva. No entanto, são fundamentais para a diminuição da pressão intraocular e o controle da doença. Vale lembrar que quanto menor a pressão intraocular, menor a chance de complicações oculares ocasionadas pelo glaucoma”, explica.

Se você tem glaucoma, converse e decida junto com o seu oftalmologista se a cirurgia minimamente invasiva com o inovador implante do iStent® é a melhor opção para você.

Comments are closed.