HOFV transmite cirurgia de catarata a laser ao vivo

Postado em: 20/05/2014 ás 9:50 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Oftalmologistas do Hospital de Olhos Francisco Vilar (HOFV) participaram na manhã do último sábado (17 de Maio) da I Manhã Científica da instituição. O evento foi promovido pelo centro oftalmológico com a proposta de apresentar as novas tecnologias da área. Entre elas a cirurgia de catarata a laser.

002 004 005

Segundo o diretor clínico do hospital, médico Francisco Vilar, a técnica da cirurgia de catarata tem evoluído bastante no que se refere ao seu procedimento. “O Lensx permite uma cirurgia mais rápida, segura e melhor; por isso o nosso hospital implantou aqui em Teresina, a mais ou menos 6 meses, esse procedimento a laser. Entretanto, poucos profissionais conhecem a técnica e suas funcionalidades, por isso resolvemos difundir entre os colegas as informações sobre o aparelho. Vamos realizar a cirurgia ao vivo e mostrar que o resultado final é compensador”, relatou o médico.

018 015 017

Ainda durante sua fala, Dr. Vilar afirmou que o HOFV tem os mesmos padrões de qualidades encontrados em outros centros oftalmológicos do Brasil, principalmente com relação à técnica de catarata. “O nosso centro não se difere de outros como do Rio, Recife e São Paulo. Apresentamos uma excelente linha de qualidade com os mesmos resultados cirúrgicos”, finalizou.

014 016 019

A cirurgia de catarata a laser foi realizada no centro cirúrgico do Hospital de Olhos Francisco Vilar e transmitida ao vivo, por meio de um telão, aos oftalmologistas e convidados presentes no auditório do Hospital. Os médicos participantes acompanharam todos os detalhes do procedimento que foram comentados pelo especialista em catarata do HOFV, Tony Cantanhede.

008 021 007

A 1ª manhã científica contou com o apoio da Alcon – líder global em produtos oftalmológicos. Durante o evento, Jean Rossa, diretor da farmacêutica no Brasil, falou sobre os benefícios da técnica a laser e do excelente investimento feito pelo HOFV no equipamento Lensx.

011 023 025

+ fotos do evento

A cirurgia

A cirurgia de catarata a laser é realizada sob anestesia tópica e sem necessidade de internação. Com o laser, o cirurgião pode programar com precisão as etapas da cirurgia, por meio de imagem computadorizada, fazendo com que elas sejam facilmente planejadas, personalizadas e executadas.

O laser utiliza pequenos pulsos de curtíssima duração (femtossegundo) e permite o médico controlar os quatro aspectos mais críticos do processo. Assim várias etapas desafiadoras, antes executadas manualmente, podem ser realizadas de modo preciso, previsível, maior segurança e com a acuidade e reprodutibilidade computadorizada.

Comments are closed.