Maquiagem pode ser prejudicial para a saúde dos olhos

Postado em: 10/06/2015 ás 9:34 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

O consumo de produtos relacionados à beleza vem crescendo gradativamente no Brasil, chegando a ocupar o 3° lugar no ranking de países com o maior mercado consumidor de produtos ligados a beleza, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Em 2014, esse setor faturou no país cerca de R$ 101,7 bilhões, no entanto, o crescimento nos números não significa necessariamente a melhoria na qualidade dos produtos. Os consumidores de maquiagem para a região dos olhos, por exemplo, devem estar atentos para que a vaidade não ponha em risco a saúde ocular.

O uso de produtos de baixa qualidade ou acúmulo de maquiagem podem gerar vários problemas para os olhos, sendo mais frequentes as dermatites palpebrais, conjuntivite alérgica, viral, bacteriana ou fúngica.

Dra. Patricia Martins HOFV

Produtos fora da validade ou o uso excessivo tende a desenvolver problemas oculares, alerta a especialista em estética ocular, Patricia Martins.

Outro problema comum ocasionado pelo acúmulo de maquiagem é a blefarite. Segundo a especialista em estética ocular, Patrícia Martins, a blefarite causa uma inflamação nas pálpebras dos olhos, pois o excesso de maquiagem impede a drenagem normal das glândulas palpebrais. “As principais consequências são o desconforto, inchaço, dores nos olhos e a formação de nódulos”, ressaltou Patrícia.

Para evitar que problemas como estes ocorram é necessário que os consumidores de maquiagem para a área dos olhos sempre retirem o produto antes de dormir. Outra medida básica que pode evitar as inflamações oculares é estar atento aos prazos de validade dos produtos.

Lápis de olhos usados fora da validade costumam ser um dos produtos mais perigosos e tem duração em torno de 18 meses, já as sombras variam de 18 a 24 meses e os delineadores para os olhos costumam ter validade de 12 meses.

Os usuários de lentes de contato devem ser ainda mais cuidadosos. A oftalmologista Patrícia Martins indica que as lentes sejam colocadas antes da aplicação da maquiagem evitando dessa forma que entrem resíduos dos produtos entre a lente e a córnea. “As mulheres devem sempre lavar as lentes, antes de colocá-las nos olhos, pois isso evitará várias infecções”, destacou a especialista.

Se os usuários de maquiagem realizarem todas as recomendações e mesmo assim surgirem inflamações oculares, o indicado é procurar um oftalmologista para saber o que está causando o problema podendo ocorrer inclusive a suspensão do uso do produto, por tempo indeterminado.

Comments are closed.