Miopia é um dos problemas de visão mais comuns em crianças na fase escolar

Postado em: 03/02/2017 ás 8:18 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Outros quatro problemas são muito comuns na infância e devem ser corrigidos desde cedo

Os problemas de visão podem ser descobertos e tratados nos primeiros anos de vida. O diagnóstico pode ser feito logo ao nascer por meio do teste do olhinho, além disso, consultas oftalmológicas devem ser realizadas no decorrer do desenvolvimento infantil para que seja detectada qualquer anormalidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30% das crianças com idade escolar apresentam algum problema. Esta afirmação é devido ao processo de desenvolvimento do olho infantil que acontece até os sete anos. Mas, alguns pais só percebem o problema quando o filho chega na  escola, é o que explica o oftalmologista Eduardo Cruz

“Os problemas se agravam quando não são detectados no início e a criança não faz uso de lentes corretivas. Os educadores são os nossos maiores aliados, pois acompanham o aluno durante uma leitura e notam o problema e informam os pais. É importante também a família ficar atenta às queixas de dor de cabeça frequente”, diz Eduardo.

hofv-dr-eduardo-cruz

Os problemas mais comuns são a miopia, hipermetropia, além do estrabismo, daltonismo e a ambliopia que é mais conhecida como ‘olho preguiçoso’ resultado de uma visão muito boa em um dos olhos e má em outro. “Estas alterações no olho podem ser tratadas cedo para evitar que a criança tenha uma visão comprometida no futuro”, esclarece o especialista.

Crianças com problemas visuais costumam ser agitadas e desatentas em suas atividades, pois não conseguem acompanhar e acabam perdendo a motivação de fazer alguma tarefa. “Outro importante fator que deve ser observado pelos pais é o uso abusivo do computador, há um risco grande de alterações visuais entre crianças que usam esse equipamento por um período prolongado”, finaliza o oftalmologista Eduardo Cruz.

Comments are closed.