Mudanças hormonais em mulheres podem provocar problemas na visão

Postado em: 04/01/2017 ás 12:32 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

A catarata é um dos problemas com maior incidência durante a menopausa

A menopausa é um período fisiológico que acontece no encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Os primeiros sintomas, geralmente, se manifestam em mulheres com idade entre 45 e 55 anos que podem ser acometidas por ondas de calor, redução do sono, pele seca, queda de cabelo, entre outros. A mudança hormonal desse período também pode provocar, naturalmente, alterações na saúde ocular.

Pesquisas comprovam que a menopausa pode desencadear problemas na visão, logo, é necessário que as mulheres tenham um acompanhamento de um oftalmologista durante esse processo.  De acordo com a oftalmologista Carolina Maia, essas mudanças hormonais alteram o filme lacrimal causando a síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e coceira nos olhos. Além disso, há grandes chances do desenvolvimento da catarata  neste período.

Dra. Carolina Maia

“No início, pode haver uma discreta perda na visão como alteração de cores e em alguns casos diminuição da visão noturna com incômodos de raios intensos de luz, sejam elas naturais ou artificiais. A mulher na menopausa pode apresentar problemas oculares, sendo a catarata um dos mais frequentes”, explica a médica.

Uma conversa com o ginecologista é um importante passo para a busca por outros profissionais que são especializados em problemas que surgem neste período. A visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano e deve ser tratado com cuidado e atenção por profissionais especializados na área.

Comments are closed.