HOFV comemora o dia do oftalmologista e alerta sobre as doenças relacionadas à visão

Postado em: 06/05/2015 ás 4:53 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

O Dia do Oftalmologista foi comemorado hoje (07), no Hospital de Olhos Francisco Vilar. Os especialistas foram homenageados com presentes personalizados, confeccionados pela artista plástica Kalina Rameiro e foram entregues por representantes dos setores do hospital. Os oftalmologistas receberão também cartões com mensagens de funcionários e clientes que puderam escolher o especialista de sua preferência para homenagear.

00Dia do Oftalmo - Vilar   Dia do Oftalmo 2015 - Tony   00Dia do Oftalmo - Vitor

A data serve para homenagear os oftalmologistas e conscientizar a população sobre a importância da saúde ocular que nos últimos anos vem ganhando destaque devido ao aumento de problemas como o de catarata e glaucoma.

Dia do Oftalmo 2015 - Fábio Dia do Oftalmo 2015 - Teixeira 00Dia do Oftalmo - Carol Maia

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia existem cerca de 3,9 mil doenças relacionadas a visão que podem ser evitadas com um diagnóstico precoce. Segundo o oftalmologista Fábio Martins, os cuidados devem acontecer ainda na fase inicial da vida. O ideal é que seja realizada uma avaliação ocular no bebê para verificar se há indícios de glaucoma ou catarata congênitos, miopia, hipermetropia, astigmatismo e doenças hereditárias.

  Dia do Oftalmo 2015 - Patricia          Dia do Oftalmo 2015 - Larissa          Dia do Oftalmo 2015 - Mercês

O check-up anual deve se tornar uma rotina a partir dos sete anos de idade para a análise da pressão ocular, refração e alterações na retina. Já aos 40 anos de idade os cuidados tornam-se obrigatórios. “Nesta faixa etária são recorrentes os casos de presbiopia também conhecido como vista cansada, por isso os exames devem ter uma periodicidade maior. Deve haver um cuidado maior também com o aumento da pressão intraocular e indícios de glaucoma. Já nos casos das mulheres há um agravante, pois esse público costuma no período da menopausa apresentar a síndrome do olho seco que se não for tratado pode danificar a córnea”, ressalta o especialista Fábio Martins.

Dia do Oftalmo 2015 - Márcio Mendes Dia do Oftalmo 2015 - Julianna Dia do Oftalmo 2015 - George

A conscientização da população sobre a importância da saúde ocular poderia diminuir os altos índices de cegueira no mundo, que hoje atinge cerca de 50 milhões de pessoas, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS). As principais causas para a cegueira irreversível no mundo são o glaucoma e diabetes ocular que podem se manifestar apenas quando a doença já está em uma fase mais avançada.

Dia do Oftalmo 2015 - Ligia   Dia do Oftalmo 2015 - Clóvis.jpeg   Dia do Oftalmo 2015 - Acilino

As pessoas que não possuem déficit visual devem também ficar atentas, pois muitas vezes apenas através de exame oftalmológico mais completo, que mede a pressão ocular e avalia o fundo de olho, é possível diagnosticar algumas doenças.

Veja mais fotos.

Comments are closed.