Nossa História - Hospital de Olhos Francisco Vilar

HOSPITAL DE OLHOS FRANCISCO VILAR

Há quase 40 anos enxergando longe pra você ver cada vez melhor

Nascido do sonho de um casal e da necessidade do mercado de Teresina por um centro especializado em oftalmologia, o Hospital de Olhos Francisco Vilar (HOFV) iniciou sua história em 1980, a partir do consultório do oftalmologista Francisco Vilar em pequena sala alugada no centro da capital. Em 1996, já com estrutura própria passou a se chamar Clínica de Olhos Francisco Vilar.

SEDE ANTIGA - Clínica de Olhos Francisco Vilar HOFV Francisco e Raquel Vilar

A partir de 1999, já com o centro cirúrgico, a clínica se transformou em hospital e desde então vem trazendo para a região os melhores e mais avançados serviços de diagnóstico, prevenção e tratamentos da visão.

A importância da responsabilidade social no Hospital Francisco Vilar se traduz em investimentos que são assegurados por meio do acesso de todos aos tratamentos oftalmológicos de qualidade. Diante disto, foi inaugurada em 2002, a unidade Morada do Sol, destinada as consultas eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, os atendimentos do SUS são realizados na matriz do HOFV, localizada no Centro de Teresina. A mudança foi realizada para oferecer aos pacientes, mais comodidade, segurança e facilidade de localização.

HOFV Unidade Centro

Ainda no segmento de responsabilidade social está a realização de projetos socioambientais como ações de sustentabilidade, apoio a entidades e projetos filantrópicos que atuam na área de assistência social como a Associação dos Cegos do Piauí, Caminhada da Fraternidade, Outubro Rosa, McDia Feliz, mutirões da saúde, entre outros. O HOFV também patrocina a atleta de Jiu-Jitsu, Maria Clara Viana. A esportista tem um histórico de conquistas importantes em campeonatos a nível regional e nacional.

HOFV Responsabilidade Social  HOFV MEIO AMBIENTE2  HOFV Responsabilidade Social APOIO AO ESPORTE2

Priorizando o padrão de qualidade já reconhecido em toda a região, em 2010 o Hospital de Olhos Francisco Vilar inaugura a Unidade Jóquei, um moderno prédio com localização privilegiada na zona leste da capital piauiense, expandindo os serviços oferecidos pelo hospital.

Em 2011, o HOFV iniciou a construção da sua 3ª ampliação da unidade localizada no Centro, foram dois anos de trabalhos ininterruptos com o objetivo de oferecer aos clientes uma estrutura moderna e planejada com novos e modernos consultórios, salas de espera, exames e adaptação de lentes de contato, recepções, espaço infantil e HOFV Auditóriode alimentação, call center, farmácia, sala de reunião e treinamentos, refeitório, repousos e amplo auditório, utilizado para discussões de casos clínicos, aulas, apresentações e eventos em geral. A unidade Centro do HOFV passou a contar com cinco novos pavimentos perfazendo um total de 3.720,13 m2 de área útil construída.

Além da estrutura física o Hospital Francisco Vilar realizou grande investimento na área de tecnologia com a modernização da infraestrutura de telecomunicação (dados e voz) seguindo padrões internacionais da ANSI/EIA (normas 568A, 568B e 606A) e, na implantação do sistema de gestão integrada Tasy (software da Philips), presente em mais de 400 hospitais de referência no Brasil.HOFV Café.com

Em 2017, o hospital mais uma vez inova e amplia a filial do Jóquei. A unidade ganhou novos e amplos espaços de convivência, salas de exames e consultórios com a mais moderna tecnologia que proporcionará mais rapidez nos atendimentos, além de estacionamento privativo e rampas de acessibilidade também estão entre as novidades.

Outra grande conquista é a inauguração da unidade de atendimento em Parnaíba. Com o mesmo corpo clínico de Teresina, o HOFV no litoral piauiense, oferece serviços em todas as especialidades e atende a demanda de uma região que anteriormente se deslocava para Teresina, a fim de ter tratamentos qualificados e atendimento diferenciado. O HOFV funciona no Parnaíba Shopping.

O Hospital Francisco Vilar ampliou também o seu horário e a sua capacidade de atendimento, funcionando até às 21h durante a semana, além de contar com o plantão de sobreaviso aos sábados à tarde, domingos e feriados até às 19h para atendimento particular.

HOFV Admissão

Investir e acreditar no potencial dos colaboradores é uma rotina incorporada pela cultura do hospital, os profissionais são movidos pela paixão e encontram desafios, oportunidades de desenvolvimento e aprendizado, além de uma diferenciada política de benefícios, atividades associadas à qualidade de vida e excelente ambiente de trabalho.

O mais recente benefício aos colaboradores é o espaço para descanso e descontração. Estruturado em um anexo ao lado da matriz do HOFV, o ambiente proporciona aos profissionais da empresa, um local confortável para relaxar. No horário do almoço é possível descansar nas áreas intituladas conforto feminino e masculino, que possui estrutura ampla e refrigerada. Em um segundo espaço há poltronas e televisores para que os funcionários possam assistir filmes e no prédio ainda há estacionamento exclusivo para os colaboradores.

 HOFV Dia dos Pais 002 HOFV Refeitório

Já os projetos “HOFV Enxerga Você”, “Acredite em Você” e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) são exemplos de atividades que mostram a preocupação com a valorização, profissionalização e segurança dos colaboradores do hospital. Outro ponto fundamental para o bom desempenho profissional é o incentivo às atividades relacionadas ao aspecto familiar, como a ação “Família: o nosso olhar de cada dia” que visa promover a socialização do ambiente de trabalho e familiar.

HOFV Acredite em VC HOFV Família2 HOFV Criança

O resultado de políticas como essas é o reconhecimento por parte da conceituada empresa global Great Place to Work (GPTW), que elegeu por dois anos consecutivos, o Hospital de Olhos Francisco Vilar como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil no setor de saúde, categoria hospitais. Premiação baseada na avaliação dos colaboradores a respeito do ambiente de trabalho e incentivo a profissionalização e bem-estar. O título de melhor empresa para se trabalhar também foi conquistado no âmbito estadual. O HOFV foi escolhido pela GPTW como o melhor hospital do Piauí para se trabalhar.

Outra grande conquista foi o Guia Você S/A, tradicional em pesquisas na área de gestão de pessoas e considerado pela crítica, como o maior avaliador das práticas adotadas pelas empresas que beneficiam os colaboradores. Segundo o Você S/A, edição comemorativa de 20 anos, o Hospital de Olhos Francisco Vilar é uma das melhores empresas para trabalhar no âmbito nacional, avaliação que considerou 23 setores de diversos segmentos.

HOFV-GPTW2015  GPTW HOFV

A premiação Marcas Inesquecíveis, que homenageia as empresas mais lembradas pelo consumidor contemplou o hospital em 2015, somando as premiações das edições de 2009 e 2011.

No âmbito da segurança do paciente, uma grande conquista do Hospital Francisco Vilar foi o selo de Acreditação nível Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com a certificação, o HOFV se tornou o primeiro hospital do Piauí a receber a Acreditação Plena e o único hospital de oftalmologia do Estado acreditado pela ONA.

HOFVAcreditado PLENO2

Por tudo isso, o Hospital de Olhos Francisco Vilar é reconhecido como um dos principais Centros de Oftalmologia do Brasil, com uma estrutura de três unidades de atendimento. O nosso grande diferencial é o alto nível do corpo clínico formado por 43 especialistas nas mais diversas áreas que envolvem o cuidado com a visão, além dos mais de 200 colaboradores, sempre prontos para atender com carinho, rapidez e dedicação cada um dos nossos clientes.