O uso de lentes de contato exige cuidados especiais

Postado em: 10/09/2015 ás 2:48 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

As lentes de contato podem ser usadas por motivações estéticas ou recomendação médica. O mercado oferece várias opções de marcas, cores e materiais, contudo, os usuários devem ficar atentos a alguns cuidados para evitar que problemas oculares graves surjam com o uso inadequado das lentes.

Atualmente existem dois tipos de lentes, as gelatinosas e rígidas. As rígidas são direcionadas mais para altos defeitos refrativos, enquanto as gelatinosas geralmente são indicadas em casos de hipermetropia, astigmatismo e miopia.

O oftalmologista José Herculano explica a diferença de algumas lentes. “Se o grau do paciente for hipermetropia à lente tende a ser mais grossa no centro e pode dificultar a oxigenação do olho fazendo com que o paciente tenha uma tolerância menor ao uso da lente. Quando o grau é miopia ocorre exatamente o contrário, a lente tende a ser mais fina no centro e isso melhora a oxigenação do olho”, disse o médico.

José Herculano - OFTALMOLOGISTA HOFV

Dr. José Herculano esclarece que mesmo tomando todos os devidos cuidados é necessário se consultar regularmente com o oftalmologista, pois apenas um profissional qualificado poderá recomendar a lente adequada para cada caso.

Há situações em que o uso das lentes de contato é necessário como, por exemplo, casos de anisometropia em que os pacientes possuem uma grande diferença de grau de um olho para o outro. Nestes casos só há duas opções, a cirurgia ou o uso de lentes.

No entanto, existem também as situações que o uso é contraindicado como esclarece o médico José Herculano. “Há muitas circunstâncias que dependendo do tipo de problema ocular, as lentes de contato não são indicadas, entre as mais comuns posso citar os pacientes que tem o pterígio, a famosa carne no olho. Também não é indicado em casos como infecções oculares e olho seco severo. Tudo depende do tipo de doença, da gravidade, do tipo de lente e às vezes do tipo de grau”, disse o oftalmologista.

A vida útil de uma lente depende de inúmeros fatores, logo é imprescindível tomar alguns cuidados básicos com higienização das mãos, limpeza das lentes antes e depois do uso, além da conservação adequada da solução destinada à limpeza da lente. Por meio desses cuidados é possível evitar doenças oculares ou até mesmo a perda da visão.

O Hospital Francisco Vilar oferece uma vasta diversidade de modelos, tipos, cores, tamanhos e as últimas novidades em Lentes de Contato seja para uso estético, esportivo, ocasional ou terapêutico.  A maioria das pessoas pode usar lentes de contato. Contudo, somente o oftalmologista pode dizer se o uso de lentes é ideal para você.

Assista a entrevista concedida pelo oftalmologista do HOFV, José Herculano, exibida no programa Jornal do Piauí da TV Cidade Verde (afiliada SBT no Piauí) esclarecendo dúvidas sobre o assunto.

Comments are closed.