O uso exagerado de computadores pode gerar o ressecamento dos olhos

Postado em: 23/07/2015 ás 2:39 PM / Categorias: Notícias / Um comentário /

Assistir a um programa de TV, navegar pelos portais de notícia através de computadores ou acessar as redes sociais por smartphones ou tablets tornaram-se hábitos do cotidiano da maioria da população, porém, o que muitas pessoas não sabem é que a visualização constante de telas luminosas podem gerar sérios problemas a visão, com destaque para a síndrome da visão do computador.

Esta síndrome apresenta sintomas bem aparentes como irritação nos olhos, sonolência, dor de cabeça, mal-estar e cansaço. Os especialistas alertam que o ideal é piscar o olho 16 vezes a cada minuto, mas a concentração das pessoas frente às telas de computadores, celulares e TV’s fazem com que o simples hábito de piscar se torne menos frequente.

“A consequência maior do uso excessivo de tablets, computadores e celulares é realmente o ressecamento, o olho seco, então é muito importante ficar atento para piscar os olhos e fazer pausas para descansar a visão. Quando você está na frente do computador, por exemplo, a concentração faz com que inconscientemente diminua a frequência de piscadas dos olhos e o ato de piscar tem uma função muito importante de distribuição da lágrima no olho” destacou a oftalmologista Amanda Paz.

Dra. Amanda Paz HOFV

A especialista do HOFV Amanda Paz, alerta que a principal consequência do uso excessivo de tablets, computadores e celulares é o ressecamento dos olhos, então é muito importante ficar atento para piscar os olhos e fazer pausas para descansar a visão.

A lágrima é componente fundamental, pois mantém a regularidade da superfície do olho contribuindo para a nitidez da visão, assim como, protege da exposição a fatores externos. O olho seco pode ocasionar leves machucados chamados de ceratite que causa olho vermelho, irritação e dor.

A oftalmologista Amanda Paz alerta que a consulta oftalmológica é a melhor alternativa para detectar possíveis problemas oculares. “Às vezes o paciente tem um grau que ainda não foi diagnosticado ou o olho seco prévio que está sendo acentuado pelo esforço visual. Alguns problemas como artrite ou diabetes predispõe o olho seco e as telas podem piorar o problema, logo, a importância de se consultar com um oftalmologista. Dependendo do caso, indicamos o uso de colírios e lubrificantes para umidificar e proteger o olho”, afirmou.

No entanto, o uso de colírios e lubrificantes deve ser usado apenas com recomendação médica, pois o uso inadequado ou exagerado dos produtos pode ser prejudicial para a saúde do olho.

O uso precoce de aparelhos tecnológicos também vem afetando a visão de crianças que recorrem cada vez mais ao oftalmologista, com queixas relacionadas ao ressecamento dos olhos. A Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças acima de dois anos fiquem no máximo até duas horas por dia, em frente às telas e menores de dois anos não há recomendação.

A consulta oftalmológica é recomendada anualmente, pois é analisada a visão, mas também outros aspectos como pressão intraocular, surgimento de catarata, de glaucoma e algumas doenças que são assintomáticas nas fases iniciais.

Assista a entrevista concedida pela oftalmologista do HOFV, Amanda Paz, exibida no programa Notícias da Manhã da TV Cidade Verde (afiliada SBT no Piauí) esclarecendo as dúvidas sobre o assunto.

Uma resposta em “O uso exagerado de computadores pode gerar o ressecamento dos olhos

  1. joana mayra disse:

    minha filha ta com muita coceira nos olhos e está vermelho, ela costuma assistir desenhos pelo celular, pode ser olho seco?
    percebi também tipo uma membrana transparente envolta da pupila.