PENTACAM: tecnologia avançada em diagnósticos oftalmológicos

Postado em: 03/06/2014 ás 2:42 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Para melhorar ainda mais o atendimento dos pacientes do Hospital de Olhos Francisco Vilar, o centro oftalmológico passa a disponibilizar aos seus pacientes o Pentacam: um exame de última tecnologia para avaliar a córnea, a câmara anterior do olho, a íris e o cristalino.

PENTACAM1Com o exame, as imagens tomográficas são obtidas por meio de uma câmera rotatória e em 3 dimensões, que fotografa o segmento anterior do olho em 360°, em terceira dimensão, com tomadas de até 50 imagens com 25 mil pontos de elevação, em poucos segundos. Avalia conjuntamente a elevação, a curvatura e a espessura em todos os pontos da córnea.

De acordo com o diretor clínico do HOFV, Dr. Francisco Vilar, o Pentacam é uma tecnologia moderníssima que dá a curvatura da córnea, tanto da superfície anterior como posterior.

PENTACAM2“O exame faz com que o médico saiba exatamente os pontos de ectasia que podem acontecer nesta córnea e assim prever o tipo de lente ideal para este paciente. Além disso ele dá uma série de informações como avaliar se o ângulo da câmara anterior é estreito ou aberto, o estado da densidade do cristalino –  se ele está na posição ou se tem luxação; enfim, uma técnica que vem para beneficiar tanto o cirurgião como o paciente”, explicou Dr. Vilar.

A técnica é muito necessária no pré-operatório da cirurgia refrativa a laser; no diagnóstico e acompanhamento do ceratocone (doença degenerativa da córnea); na adaptação de lentes de contato; na evolução da catarata para medir a densidade de opacificação do núcleo do cristalino; no pós-operatório da catarata para avaliar se a prótese implantada está centrada e outras situações.

Para realiza-lo não há necessidade de dilatação. O exame leva mais ou menos 10 minutos. Pacientes que usam lentes de contato gelatinosas devem suspender o uso 2 dias antes, para os que utilizam lentes rígidas, a indicação é de 7 dias antes do exame.

Comments are closed.