Radiação ultravioleta pode ser prejudicial à visão

Postado em: 31/08/2015 ás 1:02 PM / Categorias: Notícias / Um comentário /

Os cuidados devem ser intensificados em épocas com maior incidência solar

A fotofobia ou fotossensibilidade é um problema que afeta muitas pessoas e se caracteriza pelo incômodo ocular excessivo na presença da luz. A doença pode ocorrer em qualquer idade, com maior incidência em pessoas claras, loiras e albinas.

Segundo especialistas, no tempo seco as reclamações em relação à sensibilidade aumentam de 60% a 80%. Para as pessoas que sofrem com o problema um dos grandes aliados são os óculos escuros.

No entanto, a oftalmologista Amanda Paz alerta que apenas o uso dos óculos escuros não é suficiente. “O mais importante é usar óculos escuros com proteção ultravioleta, pois são os raios ultravioletas os principais componentes da luz solar que podem causar doenças oculares. Teresina tem incidência de iluminação solar e radiação ultravioleta muito alta, então nessa época do ano, bem como, em outras épocas, é importante tomar alguns cuidados”, destacou a médica.

 

Dra. Amanda Paz

A especialista do HOFV, Amanda Paz explica que os cuidados com os olhos devem ser intensificados em épocas com maior incidência solar.

A radiação ultravioleta pode ser um fator contribuinte para doenças como a pterígio que se caracteriza pela formação “carnosa” que avança pelo olho, catara mais precoce, assim como, a degeneração da retina.  Em casos mais graves pode haver ainda a baixa da visão.

Há casos ainda de doenças oculares que aumentam a sensibilidade, como explica a oftalmologista Amanda Paz. “O olho seco é uma das doenças que podem aumentar a fotossensibilidade. A pessoa que passa o dia usando o computador e ar-condicionado, por exemplo, são mais predispostas a ter olho seco e por consequência apresentar fotofobia. Logo, ao sair para um ambiente externo e se expor a luz solar pode sentir um desconforto maior”, afirmou Amanda Paz.

A fotofobia é um problema que pode ser tratado com medidas simples que amenizam o desconforto, contudo, é necessário que ao perceber os incômodos procure um oftalmologista para a orientação e tratamento mais adequado.

Assista a entrevista concedida pela oftalmologista do HOFV, Amanda Paz, exibida no programa Bom Dia Piauí  da TV Clube (afiliada Globo no Piauí) esclarecendo dúvidas sobre o assunto.

Uma resposta em “Radiação ultravioleta pode ser prejudicial à visão

  1. Renata Sousa disse:

    Parabens pelo trabalho e desempenho de toda equipe.