Saúde ocular depende de práticas simples

Postado em: 08/07/2015 ás 2:07 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

No dia da Saúde Ocular, uma alerta: ter olhos saudáveis muitas vezes depende de práticas comuns e hábitos simples de higiene.

Simples hábitos como lavar as mãos, retirar a maquiagem de forma adequada, fazer a limpeza correta das lentes de contato ou usar colírios recomendados por oftalmologistas podem evitar sérias doenças relacionada à saúde dos olhos. Nesta sexta-feira (10), comemora-se o Dia da Saúde Ocular e a Organização Mundial da Saúde alerta que 60% dos casos de cegueiras podem ser evitados com práticas fáceis.

O contato com fungos, bactérias e outros organismos faz parte da rotina diária da população, pois eles estão por toda a parte, logo, é imprescindível que a lavagem das mãos se torne um hábito repetitivo ao longo do dia. O simples ato de lavar a mão pode evitar sérias doenças ao olho humano. Já para quem usa lentes de contato, os cuidados devem ser redobrados. Segundo o oftalmologista José Herculano, estes pacientes são mais suscetíveis a doenças oculares.

José Herculano - Oftalmologista, especialista em Glaucoma.

O oftalmologista do HOFV José Herculano, explica que: “O contato com bactérias e outros organismos, falta de higienização das lentes de contato, poluição ambiental, uso indiscriminado de colírios e não retirada correta de maquiagem deixam os olhos mais suscetíveis a inflamações.

“Os pacientes que usam lentes de contato e não fazem a higienização adequada correm sérios riscos de desenvolver doenças como úlcera de córnea, conjuntivite alérgica, irritação ocular e até mesmo cegueira. Por isso, a importância de usar lentes oculares recomendadas por especialistas, assim como, a limpeza das mesmas com soluções específicas”, explicou.

As mulheres devem ter o cuidado ainda, com o uso de maquiagem, ou melhor, com a retirada do produto. O demaquilante é um importante aliado para a retirada da maquiagem, mas se não for usado corretamente, pode entupir glândulas e causar problemas com o terçol, daí a importância de após o uso do produto, lavar a região dos olhos com água corrente.

Outro fator que pode gerar problemas como ardência, coceira e inflamações na região dos olhos é a poluição ambiental. Os poluentes podem danificar glândulas que secretam lágrimas e assim deixar os olhos mais suscetíveis a inflamações. Uma boa dica para quando o ambiente estiver poluído ou seco é utilizar umidificadores de ar e evitar locais com ar condicionado sem manutenção.

A adoção de uma alimentação saudável e equilibrada também é a melhor maneira para cuidar dos olhos. De acordo com a nutricionista Fabiela Mafissoni, alguns alimentos podem ser “amigos” dos olhos. O ômega-3, presente principalmente nos peixes e oleaginosas é um aliado contra Degeneração Macular, problema relacionado à idade, enquanto a cenoura, tomate, melancia, espinafre, couve, cereais integrais, farinha de aveia, nozes, sardinha, atum e salmão são alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas que ajudam a combater o estresse oxidativo das células oculares.

Fique atento aos problemas visuais que podem ocorrer, se mesmo tomando os devidos cuidados, os incômodos oculares surgirem é importante procurar um oftalmologista para orientar sobre a melhor medida preventiva ou sobre o tratamento mais indicado para você e sua família. Os cuidados com a saúde ocular e o atendimento por um oftalmologista são importantes para proteger a visão, e, por isso, é fundamental que sejam realizados periodicamente. Recomenda-se que pelo menos uma vez ao ano seja realizado consulta, com um especialista da área.

Comments are closed.