Tempo seco e queimadas podem ocasionar infecções nos olhos

Postado em: 17/10/2017 ás 11:55 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Que é necessário ter cuidado com aqueles que são a janela da alma, boa parte das pessoas já sabem. Mas com a oscilação do clima e a chegada dos meses mais quentes e secos do ano, é necessário um cuidado redobrado, pois os olhos ficam mais sensíveis e propensos a distúrbios oftalmológicos.

Para a oftalmologista Dra. Marina Costa, a oscilação do clima, queimadas e baixa umidade do ar podem deixar os olhos mais propícios a inflamações. “Esses fatores podem deixar a superfície ocular ressecada com mais frequência, causando os sintomas de olho seco”, explica.

Sensação de ardência, queimação e sensação de areia nos olhos, são algumas das reações ocasionadas pela alteração do tempo, logo a necessidade de um acompanhamento médico para o alívio dos sintomas.

A especialista reforça que indivíduos que já possuem predisposição ao ressecamento ocular como idosos e usuários de lentes de contato, devem ter mais cautela nessa época do ano, pois as queixas tendem a se intensificar. O uso excessivo de aparelhos eletrônicos também pode piorar os sintomas, pois diminuem o ato de piscar, aumentando assim a evaporação precoce da lágrima.

Muitas pessoas recorrem ao uso de colírios sem prescrição médica, utilizando muitas vezes de forma inadequada. Segundo a medica, deve-se evitar a automedicação pois cada caso deve ser analisado e tratado individualmente. “Alguns colírios lubrificantes possuem conservantes que podem ser prejudiciais se usados de forma exagerada”, finaliza.

Comments are closed.