Uso incorreto de cílios postiços pode ocasionar problemas na visão

Postado em: 28/03/2016 ás 9:01 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

O mercado de beleza aponta com um dos setores da economia que mais cresce no Brasil. O ramo de estética e maquiagem ganham cada vez mais adeptos, estimulando a criação de empresas nacionais e interesse de grandes marcas internacionais. Para acompanhar esse crescimento, as marcas lançam a todo o momento novos produtos, com variados valores tornando o mercado acessível para todos.

Diante de uma gama de produtos de maquiagem, os cílios postiços vêm se tornando item indispensável nas make-ups. No mercado é possível encontrar cílios volumosos, longos, cruzados, tufos, inferiores, entre outros. Cada um com sua proposta encontram, principalmente no público feminino, uma verdadeira fidelização. Contudo, o que muitos não sabem, é que os cílios postiços podem se tornar um verdadeiro “vilão”, se não forem adotadas as medidas adequadas na aplicação e retirada do produto.

A oftalmologista do Hospital de Olhos Francisco Vilar, Lilyan Moura Fé, alerta que o uso incorreto dos cílios pode gerar alergias, irritações e inflamações. “O uso diário de cílios postiços pode ser muito perigoso. Um dos riscos do uso exagerado é a perda dos cílios naturais, devido a pressão e peso que os falsos cílios exercem”, destacou.

Dra. Lilyan Moura Fé

Dra. Lilyan Moura Fé ressalta que: os adeptos do item de maquiagem devem adotar medidas antes, durante e após a aplicação do produto.

A cola usada para a aplicação também pode se tornar um problema. “Se a cola não for aplicada corretamente, há o risco de entrar em contato com a córnea do olho e ocasionar um processo de ceratite, agindo como uma queimadura química. Em casos mais extremos o quadro de ceratite pode evoluir para a redução da visão”, acrescentou a especialista.

Medidas preventivas

Adotando todas as medidas necessárias e recomendadas pelos especialistas, os cílios postiços podem sim se tornar os “amigos” das mulheres e proporcionar aquele visual de boneca tão almejado pelo público feminino.

A especialista em Plástica e Estética Ocular, Lilyan Moura Fé explica que os cuidados devem ser tomados antes, durante e depois da aplicação do produto. “Uma boa dica é testar a cola um dia antes de usar. Aplique sobre a pálpebra e aguarde alguns minutos. Sinais como vermelhidão, prurido ou ardor, sugerem um quadro alérgico, o que contra-indica o uso desse produto”, indicou.

A blogueira e jornalistas Letícia Lustosa é adepta dos cílios postiços a mais de um ano e explica que usa o item apenas em ocasiões especiais. “Não uso no dia a dia, geralmente em ocasiões que pedem uma maquiagem mais elaborada ou quando gravo tutoriais de maquiagem para o blog, pois eles dão um acabamento mais profissional”, disse.

E acrescenta: “Apesar de não usar com frequência procuro ter bastante cuidado. Escolho uma cola de qualidade e boa procedência. Para retirar, uso um algodão embebido de demaquilante especifico para os olhos, ou um lencinho umedecido, e pressiono levemente o algodão no olho para amolecer a cola e facilitar a remoção dos cílios”, finalizou.

Lentes de contato

Para quem usa lentes de contato e falsos cílios, os cuidados devem ser redobrados, pois os adeptos das lentes costumam ter menos sensibilidade na córnea e por isso demoram a perceber indícios de alergias, inflamações e infecções.

Comments are closed.