Dia Mundial da Saúde Ocular alerta sobre prevenção de problemas na visão

Postado em: 10/07/2019 ás 9:17 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

A busca por conscientizar a população sobre a importância e necessidade de cuidar da visão é o objetivo do Dia Mundial da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho. Atos simples e corriqueiros como esfregar os olhos ou não higienizá-los da forma adequada são algumas das causas que geram problemas na saúde ocular.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a cegueira atinge 39 milhões de pessoas no mundo inteiro e quando se trata de perda moderada ou severa, estima-se que sejam afetadas 246 milhões.

A oftalmologista Joyce Gomes reforça ser primordial a procura por acompanhamento médico para prevenir e tratar problemas na visão. Ela salienta ainda que os casos mais frequentes são os que se manifestam em pessoas idosas, como a catarata e glaucoma. “O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) frisa que, independente da classe social, estima-se que a perda total de visão é de 15 a 30 vezes maior em pessoas com mais de 80 anos do que nas com até 40 anos”, explica Dra. Joyce.

Dra. Joyce Gomes ressalta a importância de cuidar da saúde ocular

O CBO alerta que os cuidados com a saúde ocular devem começar ainda na infância, por meio do teste do olhinho, e seguir na fase adulta, com a procura pelo oftalmologista ao menos uma vez por ano. Os cuidados devem se estender também para as pessoas que não apresentam problemas aparentes, já que muitas doenças são silenciosas.

Mesmo com o alarmante número de casos, o CBO garante que cerca de 74,8% dos casos de cegueira e deficiência visual podem ser prevenidas ou curadas, se diagnosticas e tratadas de forma correta logo no início. Vale destacar que a atenção à saúde ocular deve ser constante em todas as faixas etárias, classes sociais e gêneros.

“A recomendação é tornar periódica a visita ao oftalmologista e alavancar a importância dessa data de conscientização. As pessoas precisam estar informadas e precavidas. Portanto, algumas das nossas orientações é evitar coçar os olhos frequentemente; não se expor em excesso ao vento ou poeira; não usar medicamentos sem prescrição; ficar atento ao nível de açúcar que consome no dia a dia; lavar bem os olhos e evitar o consumo de cigarros, por exemplo”, alerta a oftalmologista Joyce Gomes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *