Enfermeira do HOFV palestra em Encontro Piauiense de Centro Cirúrgico

Postado em: 14/05/2019 ás 9:42 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Enfermeiros do Hospital de Olhos Francisco Vilar (HOFV) participaram do I Encontro Piauiense de Centro Cirúrgico, CME (Central de Material Esterilizado) e CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar). O evento foi realizado no último final de semana no Hospital São Marcos e focou em assuntos como controle de infecção hospitalar, boas práticas e segurança do paciente.

A enfermeira Mariella Ribeiro, responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HOFV, foi uma das palestrantes do encontro e falou sobre “Como Prevenir Endoftalmite?”.

Enfermeira Mariella Ribeiro

A Endoftalmite é um processo inflamatório na região intraocular decorrente de uma infecção por microrganismos, na maioria das vezes bactérias, e 70% estão associadas a procedimentos cirúrgicos.

“Geralmente os eventos voltados para Centros Cirúrgicos, são mais gerais e a oftalmologia não esta presente. Então foi um convite muito especial onde tivemos a oportunidade de mostrar um pouco da oftalmologia e das boas práticas que aplicamos aqui no HOFV”, disse Mariella Ribeiro.

A enfermeira acrescenta que esses procedimentos adotados no Hospital Francisco Vilar têm foco na segurança do paciente que também é resultado do processo de Acreditação. “A gente trabalha o tempo todo com foco na segurança do paciente e o controle de infecção. Como somos um hospital Acreditado, temos todas as boas práticas necessárias já implantadas. Percebi o interesse dos participantes de todas as áreas da saúde em aprender e se espelhar nas nossas boas práticas”, finalizou Mariella.

Equipe Enfermagem e Qualidade do HOFV

Aida estavam presentes as enfermeiras Luzianne Santos (Protocolos Clínicos), Raíla Reis (Central de Material Esterilizado), Gisele Freire (Centro Cirúrgico), Ismênia Sousa (Agendamento Cirúrgico) e a Gestora de Qualidade Tássia Dinis.

Comments are closed.