Hospital de Olhos Francisco Vilar promove ação de apoio ao Novembro Azul e ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Postado em: 15/11/2019 ás 9:38 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

O mês de novembro é marcado por duas datas importantes na prevenção de doenças, tratam-se do Dia Mundial de Combate ao Diabetes (14) e do Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Próstata (17). Nesse sentido, o Hospital de Olhos Francisco Vilar (HOFV) promoveu nesta terça-feira (12) uma ação de apoio no intuito de conscientizar os pacientes quanto a medidas preventivas relacionadas às duas doenças.

A intervenção aconteceu através de orientações encaminhadas por profissionais da saúde, distribuição de panfletos explicativos, promoção de atividades lúdicas voltadas para as temáticas abordadas, lanche acompanhado de bate-papo sobre alimentação saudável, além da realização de exames rápidos, como a verificação das taxas de glicemia e pressão arterial. O evento contou com a colaboração da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP), organização que existe há 8 anos e promove anualmente eventos e campanhas voltadas para pacientes diabéticos.

Núcleo de saúde e segurança do paciente HOFV

A enfermeira do HOFV Mariela Ribeiro destaca a expressividade dos movimentos debatidos como incentivo para a promoção da ação. “São questões de grandiosa importância, onde a divulgação de informações e o trabalho de conscientização são essenciais. Por isso, juntamos as duas temáticas: a prevenção do câncer de próstata, que já é amplamente reconhecida através da campanha Novembro Azul, e o combate ao Diabetes, uma doença que afeta milhões de brasileiros”, declarou.

A ação aproveitou as discussões acerca do Diabetes como modo de informar a respeito da retinopatia diabética. A enfermeira associada à ADIP, Luzianne Santos, pontuou as interligações entre o Diabetes e problemas oftalmológicos. “O diabetes se desenvolve no corpo humano e pode provocar uma série de outras doenças, inclusive doenças oftalmológicas, como a retinopatia diabética, que causa cegueira em milhares de pessoas”, afirmou. A enfermeira também ressaltou o valor de hábitos cotidianos que podem garantir mais qualidade de vida aos diabéticos. “É importante que a pessoa com diabetes realize exames clínicos regularmente e vá com frequência ao endocrinologista, bem como tenha acompanhamento nutricional, pois uma dieta balanceada é essencial para o controle do diabetes”, mencionou.

Enfermeira Luzianne Santos orientando pacientes HOFV sobre a importância de cuidar da diabetes.

O projeto contou com grande participação de pacientes do hospital, que se envolveram e elogiaram a ação. É o caso da paciente Silvana Miranda. “Descobri que sou diabética há alguns meses e aqui, na ação, recebi dicas, especialmente quanto a importância de uma dieta saudável para pessoas com a minha condição” anunciou.

O paciente Hermínio Rodrigues, que recebeu orientações sobre o câncer de próstata e participou ativamente das discussões é outro exemplo. Hermínio destacou a importância dos cuidados com a saúde, acima de qualquer julgamento. “Fiz o exame de próstata pela primeira vez há cerca de cinco anos e continuo fazendo com regularidade. É importante não ter preconceitos quanto a isso, o essencial mesmo é a prevenção com a saúde”, finalizou.

Comments are closed.