Valdeci Cavalcante anuncia criação de Banco de Olhos no Piauí em parceria com o HOFV

Postado em: 17/09/2020 ás 10:28 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Solenidade marcou a criação da Fundação Banco de Olhos Lions Clube, parceria entre Hospital de Olhos Francisco Vilar, SESC Piauí e Lions Clube

O oftalmologista do Hospital Francisco Vilar, Mateus Vilar, e a Gerente de Custos, Daniele Vilarinho, tomaram posse na manhã desta segunda-feira (14) no Lions Clube Teresina Cidade Verde, Distrito LA-6 Estado do Piauí. A solenidade aconteceu no SESC Piauí da Avenida Campos Sales com a presença da diretoria das entidades. A posse também marcou a criação do primeiro Banco de Olhos Privado do Piauí, uma parceria entre Hospital do Olhos Francisco Vilar, SESC Piauí e o Lions Clube.

“Acredito que essa parceria seja um marco para a oftalmologia de Teresina e do Piauí, melhorando a captação e diminuindo a fila do transplante de córnea no Estado. A Fundação Banco de Olhos Lions Clube vai propiciar a milhares de pessoas restaurar o sentido mais precioso do nosso corpo, a visão”, destacou Mateus Vilar.

Atualmente no Brasil existem mais de 40 mil pessoas na fila aguardando por um tecido ocular. Somente no Piauí são 402 entre adultos e crianças, com tempo de espera de mais de um ano. Os Bancos de Olhos têm a função primordial de recuperar, avaliar e distribuir tecidos oculares de qualidade para transplantes de córnea pesquisa e outros objetivos médicos.

“Nosso objetivo também é zerar a fila de córnea no estado e tornar o Banco de Olhos um centro de pesquisa e ensino beneficiando milhares de pessoas. Para isso, ainda será necessário aumentar a obtenção de córneas, investindo em educação do público sobre a doação de olhos, lidando com as demandas emergenciais eletivas de tecido corneal”, acrescentou o oftalmologista.

O Lions Clube oferece oportunidade para pessoas trabalharem em prol da comunidade. Um dos objetivos é servir os cegos e portadores de deficiências visuais. A Fundação Lions tem como estratégia conter a cegueira evitável e melhorar a qualidade de vida das pessoas cegas e portadoras de deficiência visual.

“O dia de hoje é comemorado em dobro porque estamos recebendo novos sócios e também criando a Fundação Banco de Olhos Lions Clube. Isso é muito importante para o Brasil e para o Piauí. O Lions combate a cegueira faz mais de 100 anos, por isso abraçamos essa ideia com muito afinco. A Fundação Banco de Olhos Lions será uma instituição para servir e ser reconhecida em todo o país”, destacou Valdeci Cavalcante, presidente do SESC Piauí, ex-governador do Distrito LA-6 e padrinho dos novos membros do Lions Clube.

O Banco de Olhos funcionará no Centro de Teresina, próximo a Unidade do Francisco Vilar da rua Benjamin Constant. “É de extrema importância para o Hospital poder colaborar com essa causa. Além de proporcionar visão, através do transplante de córnea, esse Banco de Olhos também poderá contribuir com ensino e pesquisa a exemplo de outros espalhados pelo Brasil. Nossa expectativa é que até o final do ano a estrutura física seja finalizada”, revela Raquel Vilar, diretora administrativa do Hospital Francisco Vilar.

Também estiveram presentes na solenidade, Adão Rodrigues do Santos, presidente do Lions Clube Teresina Cidade Verde, e Gervásio Araújo, ex-governador e ex-presidente do Conselho de Governadores do Lions Clube.

Comments are closed.

Open chat