No Dia Mundial de Higienização das Mãos Francisco Vilar reforça importância da ação

Postado em: 05/05/2020 ás 11:31 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Dia 05 de maio foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde(OMS) como Dia Mundial de Higienização das Mãos. Com a pandemia do novo coronavirus a data ganhou mais atenção neste ano.

A campanha de conscientização foi criada pela OMS em 2009, antes do vírus. O objetivo da ação é reforçar a importância de lavar as mãos como medida de prevenção no combate à várias doenças, entre elas a Covid-19.

Para a enfermeira do Hospital de Olhos Francisco Vilar (HOFV), Mariella Ribeiro, a pandemia trouxe ao debate a importância do tema. “Nesse período ficou claro a seriedade da higienização das mãos, já que o hábito é fundamental no combate tanto da Covid-19 quanto de muitas outras doenças. Esperamos que todos percebam a importância desse hábito e continuem mesmo após o controle dessa pandemia”, explica.

A limpeza das mãos de uma forma geral é a ação mais eficiente para o controle de diversas infecções e também prevenção da transmissão de microrganismos. A enfermeira ressalta que além de lavar as mãos de forma correta, é imprescindível higienizar também tudo que toca. “Se os objetos tocados não forem higienizados, eles contaminam novamente as mãos”, destaca Mariella.

Desde 2014 o HOFV realiza campanhas educativas sobre a higiene das mãos. Durante todo o ano são trabalhadas informações focadas nessa ação. “Os cuidados são também para melhorar os indicadores de cirurgia limpa e sem infecção. Hoje o hospital possui taxas de infecções zero. Isso graças à conscientização constante e adesão da equipe. Uma ação que gera resultados para além da prevenção do coronavírus, mas também de diversas outras doenças, como a conjuntivite”, diz a enfermeira.

Além da higienização das mãos, nesse período de pandemia, o Hospital adotou uma série de protocolos para segurança tanto de pacientes, quanto dos colaboradores. Dentre as ações estão: reforço na limpeza e desinfecção de superfícies; verificação de temperatura corporal; utilização de máscaras; limitação da quantidade de pessoas no mesmo ambiente; reorganização dos assentos respeitando o distanciamento; disponibilização de álcool em gel e outros.

Como lavar as mãos de forma correta:

  • Molhe as mãos com água corrente;
  • Coloque sabão e esfregue até o meio do antebraço;
  • Lave entre os dedos, costas, palmas e unhas;
  • O processo deve durar pelo menos 20 segundos;
  • Enxague com água corrente e seque com papel toalha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by