Oftalmologista recomenda suspensão do uso de lentes de contato durante a quarentena

Postado em: 01/04/2020 ás 12:00 PM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

Um alerta divulgado pela AAO (Academia Americana de Oftalmologia) aponta que a Covid-19 pode ser contraída também pelos olhos, além de mucosas da boca e nariz. Isso acontece porque a transmissão é feita de forma viral, ou seja, por tudo que pode conter gotículas de saliva, transmitidas pela fala, tosse, beijo ou espirro.

Nesse período, oftalmologistas recomendam a suspensão do uso de lentes de contato. “A mucosa ocular é um dos meios de transmissão do vírus. Por isso, nosso pedido é para que os pacientes de lentes de contato evitem o uso nesse período”, alerta Artur Pereira Filho, especialista em lentes de contato.

Além da transmissão, o profissional elenca que outro motivo para cessar o uso, é a manipulação das lentes. “Para mexer nas lentes é preciso usar as mãos, que são um dos principais meios de transmissão desse vírus”, revela.

O recomendado pelo oftalmologista é voltar a usar óculos com mais frequência. “Lembrando sempre de higienizar os óculos. Os usuários de lentes precisam diminuir o uso ou até mesmo suspender. Como a maioria da população está de quarentena em casa, o mais recomendado é evitar ao máximo as lentes de contato e ficar somente de óculos”, recomenda.

Para higienização dos óculos, Artur Pereira indica o uso de sabão líquido para lavar o objeto ou álcool para limpeza. “Seguindo as recomendações dos profissionais de saúde com relação a higienização dos óculos e das mãos, o risco de contaminação diminui”, pontua.

 Cuidados

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas mais comuns da COVID-19 são tosse seca, febre, cansaço e, em alguns casos, dores no corpo, congestão nasal e inflamação na garganta.

Cuidados básicos são importantes para evitar o contágio do novo coronavírus, como lavar frequentemente as mãos, não compartilhar objetos pessoais, higienizar as mãos com álcool gel, evitar tocar nos olhos, nariz e boca antes de limpar as mãos, manter os ambientes ventilados, evitar contato próximo com pessoas com sinais ou sintomas da doença, além de cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir.

Comments are closed.

Open chat
Powered by