Outubro Rosa: Clientes e colaboradores do HOFV participam de ações de prevenção ao câncer de mama

Postado em: 01/11/2019 ás 8:22 AM / Categorias: Notícias / Nenhum Comentário /

O Hospital de Olhos Francisco Vilar foi uma das empresas que aderiram a campanha mundial do Outubro Rosa. O objetivo é a promoção de ações para prevenção e combate ao câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Somente no país, ele é responsável por 29% dos casos novos de câncer em mulheres.

Nesta quarta-feira (30), o HOFV teve um momento de prevenção com os clientes que foram surpreendidos e convidados para degustar um lanche saudável preparado pela equipe de nutrição e a participar de uma ação educativa sobre o câncer de mama.

“Para os clientes realizamos a distribuição de panfletos educativos sobre o autoexame e importância de se conhecer, se avaliar, e se tocar para prevenir o câncer de mama. Sabemos que quando descoberto no início, o tratamento é mais eficaz e as chances de cura são maiores”, ressalta a Enfermeira Mariela Ribeiro.

Quem acompanhou o momento foi a Diretora administrativa do HOFV, Raquel Vilar. Ela destacou que essa atitude de envolver também os clientes é uma maneira de expressar o carinho do hospital por cada um. “Precisamos despertar neles também a importância da prevenção. Este ano eu fui vítima do câncer e também beneficiada pela descoberta precoce da doença. Hoje posso contar a história e ajudar outras pessoas. Temos o dever de informar sobre a gravidade do câncer e as formas de prevenção”, alertou Raquel Vilar.

Uma das formas mais eficazes de prevenção é adotar um estilo de vida mais saudável. De 100% do risco de câncer, 20% são fatores genéticos e 80% estão ligados a fatores comportamentais, como estilo de vida, hábitos saudáveis, bem-estar emocional e uma vida física ativa. A alimentação é parte fundamental desse processo de prevenção. Por isso, a equipe de Nutrição do HOFV preparou um lanche rosa saudável para a ocasião.

“No lanche foi ofertado alimentos ricos em fibras, com baixo teor de gordura e de fácil acesso. O intuito da ação foi demonstrar que dá sim para manter um comportamento habitual saudável com alimentos acessíveis, saborosos, criativos e ricos nutricionalmente. O menu do lanche rosa foi composto por tapioca enriquecida com suco de beterraba e recheio de queijo branco; pizza com massa de aveia e beterraba e recheio de berinjela, cebola roxa e queijo branco; bolinho de queijo com beterraba e suco de melancia aromatizado com gengibre. Todas opções de lanches de qualidade nutricional e que favorecem o sistema imunológico como forma de profilaxia ao câncer de mama”, explicou a nutricionista Lara Vasconcelos.

Ainda dentro das ações do Outubro Rosa, nesta quinta-feira (31), foi a vez do público interno conhecer mais sobre o câncer de mama. Eles acompanharam a exibição de um vídeo sobre a campanha e participaram de uma apresentação do Grupo Divas em Forma. O grupo é formado por pacientes oncológicas que fazem covers, danças e animação. Elas vivem a vida da melhor forma possível para superar o câncer.

O HOFV ainda promoveu um momento para falar dos aspectos psicológicos diante do diagnóstico do câncer. O bate-papo além de tratar da prevenção do câncer, buscou conscientizar os colaboradores a respeito do sofrimento psíquico envolvido nesse processo.

“Falamos do impacto do câncer tanto na vida do paciente quanto da família. Destacando o apoio psicólogo que deve ser dado a essas pessoas e as formas de tratamento ao lidar com o diagnóstico. Assim todos podem compreender cada fase pela qual passa o paciente oncológico, visualizando o outro lado que existe da doença”, pontuou Geovanna Borges, psicóloga do Hospital Francisco Vilar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *